Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Dicas

COMO CORRIGIR SEU CÃO CORRETAMENTE!?

COMO CORRIGIR SEU CÃO CORRETAMENTE!?

Um dos maiores erros que os proprietários cometem, é na hora de corrigir o cão, e com isso, agravam os problemas porque o cão entende como atenção (reforço), e passa a praticar mais o ato porque através dele, consegue seu prêmio, mesmo que tenha sido uma bronca!


O QUE NÃO FAZER?


- Não brigue com seu cão sem ter pego a arte no flagra! O cão não vai associar a bronca com o ato, e não terá resultados! 

-Não adianta gritar, falar por horas, como se estivesse explicando o que ele fez de errado, lembre-se, cães não falam português, ele apenas ficará confuso, e não vai associar a bronca!

-Nunca bater, pois piora os comportamentos, deixa o animal assustado, irritado, ansioso, estressado, confuso, e sem confiança em você, esses sentimentos geram outros comportamentos indesejáveis, virando uma bola de neve!


COMO CORRIGIR DE FORMA EFICAZ!


- COM VOZ: Você não precisa brigar horas e horas, faça um som que o cão entenda como repreensão, vc pode associar o não retirando algo que o cão quer, após ele ter associado, quando ouvir NÃO (dito com uma voz firme) ele irá entender melhor.
Você também pode usar outras palavras, como AHÁÁÁH também dita com um tom firme, eles costumam entender melhor essa palavra do que o não!


-PUNIÇÃO DESPERSONALIZADA: 

São punições que não são feitas pelo dono e sim aplicadas em algo.

Ex: spray de gosto ruim em plantas e móveis para que não destrua.

- DESESTÍMULO POR FALTA DE RETRIBUIÇÃO (IGNORAR O CÃO) 


Ignore seu cão em todos os comportamentos que você sabe que ele faz para chamar atenção: latir, pular, pegar algo seu e correr, morder sua mão (quando ele morder cruze os braços e se retire, ignorando completamente).


-ALÉM DE CORRIGIR:

Lembre-se que sua expressão corporal é muito importante na correção, se portar com calma, inteligência e confiança em si mesmo. Nunca em descontrole emocional, isso trará problemas no convívio e piorará as coisas, o cão sabe que vc está descontrolado!

"Não se esqueça que, muitos problemas de comportamento são gerados pelos donos, por estresse, por tédio, etc, procure COMPREENDER seu melhor amigo, pesquise o que VOCÊ pode estar fazendo de errado e se auto-corrija, gaste energia e socialize seu cão, leve-o para brincar com outros cães e pessoas se possível, adestre-o, passeie, jogue bolas, dê brinquedos interessantes, faça seu cão VIVER junto com você e não apenas existir triste e frustrado! Se você não suprir as necessidades dele, NENHUMA correção funcionará perfeitamente, ele sempre tentará uma forma de liberar seu estresse, podendo até se auto-mutilar ou ficar agressivo..." 

Desejo boa sorte com os peludos!
Em casos mais graves, sempre procure um profissional!!

Ana Luisa Campos
Comportamentalista
Cão em Foco – Educação Canina