Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / RISCOS DE FUMAR PERTO DO CÃO

RISCOS DE FUMAR PERTO DO CÃO

RISCOS DE FUMAR PERTO DO CÃO

Todos sabemos como o cigarro faz muito mal à saúde ! Mas será que percebemos, como ele faz mal a quem está ao nosso redor?

Nossos pets se tornam fumantes passivos, principalmente cães de companhia que ficam muito tempo perto dos donos! Quanto mais cigarros fumamos por dia, mais aumentamos a chance deles desenvolverem doenças graves, e se mais de uma pessoa na casa fuma, essa chance aumenta consideravelmente! Confira os problemas que seu cãozinho pode ter: 

-Os cachorros que vivem com fumantes têm muito mais chances de contrair câncer pulmonar, e este risco é ainda maior para os cães com focinho chato ou médio, pois as substâncias cancerígenas tendem a ficar grudadas nos seus condutos nasais.

- Em cadelas gestantes, a ingestão das toxinas do cigarro poderá ocasionar partos prematuros e nascimento de cães com peso muito abaixo do normal.

-Doenças respiratórias: rinite, traqueíte (inflamação na traqueia), asma e bronquite são as mais comuns, mas podem ser doenças mais graves,como o câncer do trato respiratório. Os principais sintomas são tosses e espirros frequentes. 

-"Doenças de pele, coça-coça, queda excessiva de pelo e feridas no corpo, pode ser um indício de alergia à fumaça”.

A ausência de sintomas pode ser um sinal de que seu cão está bem, mas é preciso realizar exames frequentes SEMPRE. Vale levá-lo a visitas periódicas ao veterinário e a cada seis meses (para os mais jovens) ou no período de um ano (para os mais velhos)! 

É imprescindível realizar um check-up completo. Não espere que ele fique doente para tomar alguma atitude!! 

É fundamental não fumar dentro de casa ou perto dos animais!! Não é justo eles sofrerem por nossa causa! 

Boa Sorte com a saúde dos peludos!!

Ana Luisa Campos 
Comportamentalista 
Cão em Foco - Educação Canina