Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / O comportamento do Border Collie

O comportamento do Border Collie

O comportamento do Border Collie

O Border Collie é o cão queridinho dos adestradores e donos de gado ou rebanhos de ovelhas, isso porque o Border além de lindo, é um cão de trabalho excepcional, criado para pastorear ovelhas na grã-bretanha, é extremamente veloz, tem resistência para: correr e trabalhar por horas, guiar um rebanho com cerca de 200 animais (substituindo cerca de 3 a 4 pessoas na lida), fazer agility, aprender comandos e truques rapidamente, etc...  é um cão focado que faz da sua felicidade o trabalho, e por isso, não é indicado para cão de companhia!

POR QUE NÃO É INDICADO PARA CÃO DE COMPANHIA?

O Border precisa de muita atividade fisica e mental, está no sangue, criar um border no quintal de uma familia atual que trabalha o dia todo e não tem tempo para se dedicar a ele, é uma tortura para essa raça que nesse caso promete dar muito trabalho para seus donos, vai desenvolver problemas comportamentais graves, como hiperatividade, ansiedade constante, destruição, agressividade contra pessoas ou outros cães, depressão, etc..

MAS AINDA É POSSÍVEL!

Para manter um border collie em casa com um comportamento e mente saudaveis, é necessário você dispor de tempo suficiente diariamente para gastar a sua energia, para dar desafios, coloca-lo em treinamento com adestrador para aprender truques novos, deixa-lo em creches para socializar e brincar durante o dia, fazer esportes caninos com ele como: Agility, pastoreiro, frisbee, fly ball, freestyle (dança com cães).

Também não deixe de leva-lo em parques para correr solto, jogar bolinhas, permitir que ele nade em lagos, correr com ele, andar de bicicleta com ele te acompanhando, brincar com outros cães!

Se você puder manter essa rotina com o seu Border Collie, é totalmente possivel ter um cão saudavel e feliz dessa raça ao seu lado!

Mas se você não fizer isso, não o culpe se ele te der muito trabalho! E lembre-se, se você tem um, e não fez isso até agora, sempre da tempo de melhorar! Comece a dar mais atenção pra ele, e você verá seu border muito mais feliz!

COM A FAMÍLIA

O Border se apega a todos da família, costuma ser muito dócil com pessoas, outros animais e com crianças, porém, é muito provavel que seu border tente “pastorear” naturalmente os outros, se você ver se o border está rodeando as crianças ou animais com uma postura agachada com as orelha em pé, não se assuste, é seu instinto natural de pastoreio, mas, pode assustar se ele tentar se aproximar, ou até dar umas mordidinhas nos calcanhares de cães e crianças, fique atento a isso!

EINSTEIN DOS CÃES

Um das caracteristicas mais conhecidas do border é sua impressionante inteligência! Realmente, ele aprende as coisas rapidamente com perfeição, há uma notícia no estadão* que eles podem aprender nomes de mais de mil objetos!

Essa inteligência pode facilitar as coisas entre cão e dono, mas tambem pode piorar muito, o border pode aprender a utilizá-la a seu favor e gerar muita dor de cabeça para os donos, não se iluda, um cão muito inteligênte é muito mais difícil de lidar!

PELAGEM

O border pode ter inúmeras cores, as mais conhecidas são: preto e branco, marrom e branco, red merle, blue merle e tricolor, a sua pelagem pode ser mais curta ou mais comprida, necessitando de escovações semanais para evitar nós, não é necessario banhos constantes, somente quando necessário!

SAÚDE

Já sobre a saude do border, a espectativa de vidade é de 10 a 16 anos, e ele tem predisposição a ter displasia coxofemural, problemas oculares e alterações neurológias, leve seu border de 1 a duas vezes por ano para fazer um check up no veterinario para prevenir e detectar qualquer problema com antecedência!

AONDE COMPRAR?

Se você quiser adiquirir um border collie, procure-o em canis especializados e registrados, adquira o filhote com pedigree e peça laudos de saúde dos pais, passe um tempo com os cães e converse com os donos do canil, tire duvidas e já reserve sua rotina para os treinos do border!

Nunca adquira filhotes de feirinhas e pet shops que não é permitido conhecer o canil, nem de criação de pessoas que não conhecem a raça, evite financiar o mercado negro de pets que são fábricas crueis de filhotes e criação de pessoas bem intencionadas, mas que não têm conhecimento para evitar desvios de comportamentos e doenças, apenas cruzam visando a estética, sendo criações fundo de quintal, assim vc evita cães com desvios comportamentais gravíssimos como medo e agressividade além de evitar doenças hereditárias!

Evite pegar filhotes com menos de 60 dias, esse é o tempo mínimo que eles precisam ficar com sua família canina para aprenderem uma base importante com a mãe e os irmão, como controle nas mordidas por exemplo!

Assista nosso video sobre esse assunto AQUI! 

Escrito por Cão em Foco Educação Canina

*Fonte Estadão