Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / O comportamento do Vira Lara - SRD

O comportamento do Vira Lara - SRD

O comportamento do Vira Lara - SRD

O vira lata, também conhecido como SRD que significa sem raça definida, é um dos mais amados e mais ignorados da nossa sociedade, ao mesmo tempo que muitas campanhas de adoção são feitas, as ongs estão saturadas de animais inclusive de diversas raças, todos abandonados!

Embora não é possivel prever o temperamento e o tamanho dos vira latas, quero ressaltar que eles tambem são incriveis, inteligentÍssimos, carinhosos, brincalhões, e muito mais resistentes a doenças do que os cães de raça, eles tem aparencia física única e exclusiva, alem disso custam em toda sua vida muito mais barato do que os cães de raça, geralmente eles já são doados castrados, vacinados e vermifugados, tanto os gatos como os cães! 

POPULAÇÃO

Segundo a agencia de noticias de direitos animais ANDA hoje no Brasil temos mais de 30 MILHOES de animais abandonados.... cerca de 20 milhoes de cães e 10 milhoes de gatos sem lar, em situações precarias em ongs, e passando fome e frio na rua, sendo maltratados e podendo espalhar parasitas e doenças transmissiveis aos homens conhecidas como zoonoses, em breve faremos um video sobre elas!

Essa situação é bem preocupante, pois mesmo com as gigantescas campanhas de castração a população de animais abandonados não diminui! Nós queremos com esse video abrir o seu coração e  incentivar a adoção de um ou mais animais carentes! 

Portanto, antes de cruzar seu cão, sendo de raça ou não, pense nessa quantidade absurda de cachorros no Brasil, e quantos cães estão sem lar, deixe as cruzas para os canis e castre seus animais afim de ajudar  a controlar a quantidade de cães e gatos!

O QUE ESPERAR DOS VIRA LATAS?

O convivio com a família costuma ser muito agradável com o vira lata, eles costumam ter uma especie de gratidão quando são adotados, amam seus donos alucinadamente, costumam ser muito carentes e brincalhões, mas é muito frequente encontrar vira latas mais medrosos devido a traumas anteriores, também é possivel que ele tente proteger a sua comida rosnando para aproximações, ora, tente entender, é provavel que esse cão aprendeu a defender sua comida de outros se viveu na rua ou em canil de ongs, não encare isso como ingratidão, ou maldade do cão, ele só luta instintivamente pela sua sobrevivencia, assim como qualquer ser vivo lutaria se tivesse que lutar contra a fome na vida, seja compreensivo e cuidado com as crianças na hora da comida! Não bata no seu cão, não seja injusto, procure ajuda profissional!

É POSSÍVEL ADESTRAR UM VIRA LATA?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o vira lata no geral é muito inteligente e aprende muito rápido em qualquer idade, qualquer problema de comportamento como esse da proteção da comida, brincadeiras, pulos, passeios problemáticos, necessidades no lugar errado podem ser resolvido com o adestramento de correção de comportamentos, inclusive se você quiser pode ensinar vários truques para eles, não subestime o vira lata só porque não tem raça!

SÃO BONS DE GUARDA?

Alguns vira latas de grande porte podem desenvolver uma defesa territorial muito boa, podendo ajudar na segurança da casa, e se a intenção for reforçar essa proteção, contratar um adestrador pode deixar seu cão tão bom quanto qualquer cão de raça de guarda!

Os cães menores são ótimos alarmes e defendem seu território avisando que algo errado está acontecendo!

MELHOR ADOTAR FILHOTES OU ADULTOS?

A maior dúvida dos donos quando pensam em adotar um filhote, é quanto ao tamanho que ele ficará quando adulto, a melhor forma de "ter uma ideia" é olhando as patas, se pequeninas, o cão será pequeno e pode chegar a um porte médio, se maiores e desproporcionais, ficará do porte médio a grande!

A desvantagem é nunca ter certeza de como o filhote ficará quando adulto, nem fisicamente e nem no comportamento, se você tiver receio, vale a pena adotar um cão adulto, ele se apega da mesma forma que o filhote, e você pode passar um tempo para se adaptar e veja como eles são amorosos e mais comportados do que os filhotes, assim você adotará um cão que já tem comportamento maduro, que você já consegue avaliar se combina com sua familia, já saberá o tamanho e evitará toda a dor de cabeça que o filhote da!

Cães idosos também podem ser ótimos companheiros, muito mais calmos, são indicados para pessoas com menos tempo, menos energia, eles também merecem receber amor e um lar! Pense nisso!

E A SAÚDE?

A saude dos vira latas costuma ser muito boa, são extremamente resistentes a doenças, muitos filhotes nascem nas ruas e não adoecem mesmo sendo expostos a inúmeros agentes patologicos, porém devem ser vacinados normalmente como qualquer outro cão, prevenir é sempre melhor do que remediar! 

Deve ser ministrados vermifugos nas datas que o veterinário definir, tomar cuidado com pisos escorregadios pois qualquer cão que vive escorregando pode desenvolver displasia coxofemural!

DEVO CASTRAR MEU CACHORRO?

Essa é uma decisão de amor e consciência, a castração não só evita crias desnecessárias como costuma melhorar o comportamento (quando o cão é castrado filhote), diminui marcação de território, previne uma série de doenças nos cães mais velhos, como piometra em fêmeas, doenças em machos, e evita o sofrimento do ciu, tanto na reação dos machos como na reação das fêmeas!

Temos um video sobre esse assunto, assista AQUI! 

Escrito por Cão em Foco Educação Canina!