Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / O comportamento do Bernese Montain Dog

O comportamento do Bernese Montain Dog

O comportamento do Bernese Montain Dog

Essa é uma das raças que arranca suspiros de tão linda e impressionante! O Bernese Montain dog, também conhecido como Cão de Bernese ou Boiadeiro Bernes é simplesmente magnifico, originário da Suiça, ele não é só beleza, é um verdadeiro cão de trabalho muito eficiente!

CÃO DE TRABALHO

Ele foi criado como cão pastor, aonde cuidava e protegia não só o rebanho como a propriedade dos fazendeiros, com o tempo ele se tornou um cão de tração, aonde ajudava-os  a transportarem  carroças de leite para as queijarias. Ele é uma das 4 variações de cães montanheses suiços, e são eles: Great Swiss Mountain Dog , Appenzell SennenhundEntlebuch Cattle Dog

COMPANHEIRO GIGANTE

Hoje, ele é um otimo cão de companhia, tipo cão sombra, está sempre junto com a familia, com as crianças ele é calmo, gentil e aguenta as brincadeiras, mas nunca deixe uma criança pequena sozinha com um bernese, é um cão muito grande e forte, qualquer esbarradinha boba pode derrubar as crianças mais novas!

O bernese como cão de guarda não é excepcional, ele tem como padrão ser muito dócil, mesmo quando reservado com estranhos, dificilmente chega a morder, porém, sua presença impõe respeito pelo seu porte, e ele pode sim ser um ótimo cão alarme latindo para qualquer movimentação estranha na casa!

Não é uma boa ideia ter um bernese em apartamento, eles precisam de bastante espaço e exercicios, por serem cães de trabalho, sofrem muito quando ficam sem atividades, podendo desenvolver destruição de objetos por tédio e outros problemas comportamentais! Ele precisa de passeios diarios, e, você pode tornar os passeios mais interessantes para o bernese utilizando uma mochila para cães dando um “trabalho” para ele!

O Bernese costuma ser muito tranquilo em relação a pessoas estranhas, não costuma fazer festa mas raramente é hostil, e com outros animais mantem o mesmo comportamento tranquilo se acostumado desde filhote!

CUIDADOS COM A PELAGEM

A pelagem linda e diferente do Bernese requer escovações constantes para ajudar na troca de pelo, evitar nós e mantê-la limpa por mais tempo!

ADESTRAMENTO

 Não recomendamos não adestrar um bernese, ele é muito inteligente e aprende rápido, pense que controlar um cão desse porte na guia a base do muque pode trazer consequências dolorosas para o condutor.

Sem contar que ensinar truques novos ajuda o cão a se manter equilibrado e mantém o cérebro sempre em atividade e aprendizado! Além disso, os filhotes da raça costumam ser bem arteiros e precisam de educação e muita paciencia, o primeiro ano de vida do Bernese costuma dar trabalho para os donos!

SAÚDE

Como todo cão de grande porte, os riscos são: Displasia coxofemural e do cotovelo que pode ser hereditária ou ambiental por escorregoes em piso liso por exemplo e torção gastrica, cuidado com altas temperaturas, essa raça sofre muito no calor podendo ter sintomas de insolação facilmente!

COMO COMPRAR?

-Procure um canil registrado

-Conheça o canil, os cães e os criadores pessoalmente!

-Converse com os criadores para tirar duvidas e ter certeza que essa raça combina com sua família

-Peça laudos de saude comprovando a inexistência de doenças hereditárias nos pais dos filhotes

Agindo assim você evita doenças, desvios comportamentais como medo excessivo e agressividade, e não financia o mercado negro de filhotes, que são criadores fundo de quintal, ou fabrica de filhotes que não se importam com a saude fisica e mental dos cães, nem com o conhecimento minimo para se criar um cão, apenas querem seu dinheiro! 

Comprar um cão de raça não é uma tarefa simples e fácil! 

NÃO COMPRE EM:

-Pet shops e feirinhas que não é permitido conhecer o canil de origem

-Sites da internet

-Pessoas que não tem conhecimento e nem registro para atuar como canil

Escrito por Cão em Foco Educação Canina

Assista o nosso video sobre essa raça AQUI !