Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / COMO TREINAR UM CÃO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA?

COMO TREINAR UM CÃO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA?

COMO TREINAR UM CÃO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA?

Muita gente se pergunta se é possível adestrar um cão surdo! Sim, não só é possível como é necessário para um bom convívio! 
Hoje em dia o adestramento está em constante evolução, existem inúmeros estudos, equipamentos, métodos, e conhecimento para educação canina, então se seu cão tem deficiência auditiva, não é impedimento para que ele seja educado e feliz! 

ENTÃO, COMO FAZ?

Primeiramente o adestrador deve ter conhecimentos de treinamento positivo, o cão deve ser treinado com recompensas sempre! Então sempre saiba o método de trabalho do profissional e se esse trabalho será feito na sua presença!
Os equipamentos mais usados são:

LUZ: 
Pode ser usada como marcador de comportamento, ou como comando, luz de laser usado para indicar o lugar q vc quer que o cão vá, para vir aqui, para buscar algum objeto! A luz de lanterna pode ser usada no lugar do clicker como marcador de acertos associada com petiscos, como correção (NÃO), tbm como comando. Tudo depende da criatividade do treinador!

COLAR QUE VIBRA:
Pode-se usar o colar que vibra quando o cão está solto num parque brincando com outros cães, ao acionar o colar, o cão volta para o dono! 

GUIA:
Usada para ensinar algumas limitações ao cão, como lugares que ele não poderá subir!

E COMO ELE IRÁ ME OBEDECER NOS COMANDOS DE OBEDIÊNCIA?

Seu cão aprenderá a ler seus comandos gestuais para comandos de obediência e/ou show dog, e bloqueios corporais para impedir uma ação, como ensinar que ele não deve passar por uma porta por exemplo! Os equipamentos serão usados de acordo com as necessidades do proprietário!

E SE ELE PARAR DE OBEDECER?

Bom, é estritamente necessário que os proprietários participem das aulas e, mantenham o treinamento SEMPRE para que não haja falhas! Então procure sempre treinar e motivar seu cão após o término do trabalho. Premie e brinque com ele quando te obedecer, para que ele não perca o gosto de ser obediente! 

Agora que você sabe a facilidade que é treinar um cão com deficiência auditiva, passe esse artigo para frente, fazendo isso você poderá ajudar muita gente que tenha um cão com esse problema e sofre porque não sabe se comunicar com o mesmo!

Boa sorte sempre com os peludos!

Ana Luisa Campos 
Comportamentalista
Cão em Foco – Educação Canina