Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / O comportamento do Yorkshire - Guia de raças

O comportamento do Yorkshire - Guia de raças

O comportamento do Yorkshire - Guia de raças

Quem ai não conhece essa raça lindinha e acelerada? O Yorkshire tem fama, e muita gente gosta, por sua facilidade de adaptação em apartamentos e casas pequenas e sua aparencia graciosa, vamos conhecer melhor essa raça tão querida!

CÃO DE COMPANHIA

 O yorkshire é um dos cães mais procurados pelas famílias por ser lindinho, pequeno e ótimo companheiro, ele é do tipo que não desgruda um minuto dos seus donos, e sofre quando fica sozinho, podendo desenvolver ansiedade de separação, se você puder ter dois cães para brincarem juntos enquanto estão sós, pro york seria ótimo.

COMO MANTER A PELAGEM?

Ele é dono que uma pelagem maravilhosa, que pode chegar e até ultrapassar o chão, mas exige muitos cuidados especiais, como escovação diaria para evitar nós,  banhos semanais e hidratação mensal caso o dono queira manter seus pelos compridos! 

Porém, para um cachorrinho de família, que passeia, e brinca a vontade, não é muito fácil manter aquela pelagem longa sem nós, e os nós aumentam a umidade da pele e pode dar dermatites, então muitas famílias preferem manter o York com tosa filhote, que ainda assim o deixa lindo e fofinho, com cara e eterno filhote e é mais fácil de manter! 

CÃO TERRIVEL?

Porém, apesar dessa carinha linda, o yorkshire pertence ao grupo dos terriers, que têm como características serem muito persistentes, decididos, inquietos e enérgicos, cães das raças pit bull e bull terrier são desse mesmo grupo!

Então ao se decidir por um yorkshire tenha em mente que eles não são cães bibelos, dificilmente gostam de colo, eram utilizado como caçadores de ratos, são mais dominadores, têm temperamento firme e muita energia pra gastar, precisam brincar bastante e de disciplina, passeios diarios e serem acostumados com outros cães e pessoas desde novinho, costumam latir muito para qualquer coisa diferente, como uma visita por exemplo!

Já treinei alguns exemplares que tinham medo de caminhar na rua e pediam colo o tempo todo, isso não é natural e nem saudavel, evite criar o seu york assim, eles são cães que adoram explorar novos ambientes, gostam de correr e brincar, são extremamente companheiros, engraçadinhos, mas nunca devem ser confundidos com bichinho de pelucia, permita que desde novinho ele tenha experiencias diversas pois isso só fará bem a ele!

BOA COMPANHIA PARA CRIANÇAS?

Com crianças o yorkshire pode ser uma otima companhia, desde que a criança saiba respeitar os limites de um cão pequeno e sensivel, crianças que são mais brutas ao brincar poderão machucar gravemente o york e perder a confiança do cão, ele passará a evita-las, podendo rosnar e até morder para se defender se elas não derem espaço para eles.

E O ADESTRAMENTO?

O adestramento ajuda o yorkshire a se manter equilibrado, aprendendo comandos novos e sendo exposto a novos desafios, embora no rancking de obediencia canina ele ocupe a 27ª posição, isso não significa que não sejam inteligentes, pelo contrario, são muito inteligentes, tão inteligentes que podem aprender a driblar os donos facilmente sabendo seus pontos fracos e saber se o dono tem ou não controle.

SAÚDE

Sobre a saude, Yorkshires muitas vezes têm um delicado sistema digestivo, com vômitos ou diarreia resultantes do consumo de alimentos fora de uma dieta regular, tbm pode ter problemas na dentição e mau halito, sendo indicado escovações diarias dos dentinhos, é muito frequente nessa raça desvio da patela.

MINI, ANÃO OU ZERO?

os exemplares mini, anão e zero, sofrem muito mais com doenças e problemas de desenvolvimento, cuidado, procurem evitar esses cães, pois não são reconhecidos no orgão regulamentador cbkc, o tamanho do yorkshire é um só, cerca de 23 cm de altura!

COMO COMPRAR CORRETAMENTE?

Desvios de comportamento podem ser resultado de uma má criação ou de genética, resultado de uma criação indevida de familias que não tem conhecimento suficiente para criar cães e mesmo assim criam pensando apenas no dinheiro, cuidado ao comprar seu filhote, não compre de pet shops que você não possa conhecer o canil e os pais, nem de sites da internet, não compre cães sem registro, o pedigree não é só um luxo, ele comprova a pureza da raça, saúde e comportamento padrão, cães sem registro correm riscos maiores de doenças e problemas comportamentais como medo excessivo e agressividade! 

Nunca financie o mercado negro de filhotes! 

Artigo escrito por Cão em Foco Educação Canina

Assista nosso video sobre essa raça AQUI!