Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / A história do gato preto e o Halloween

A história do gato preto e o Halloween

A história do gato preto e o Halloween

Porque será que os gatos são associados como um  dos maiores simbolos do famoso Halloween (dia das bruxas)? Vamos tentar entender esse histórico do gato e a espiritualidade negativa!

COMEÇOU NO EGITO

Os gatos foram associados com o misticismo há cerca de 4 A 5 mil anos atras no Egito, idolatrados, eram a representação viva da deusa Bastet, eles eram tão adorados, que foram encontrados cerca de 300 mil gatos mumificados enterrados em lugar de honra ao lado de mumias de faraós!

EUROPA MEDIEVAL

Porém o tempo passou e com a queda do Império Romano, a Europa medieval foi dominada por uma Igreja Católica carregada de superstições. E como os gatos já eram associados a epiritualidade pagã, entramos num verdadeiro caos:  Naquela época, todos que fossem contrários à doutrina cristã eram bruxos, e toda bruxa possuía um gato e eles foram brutalmente perseguidos junto com as supostas bruxas, pois os associavam com as magias e feitiçarias realizadas pelas bruxas (Acreditava-se que as bruxas podiam transferir seus espíritos para os gatos pretos).

Nessa época também Surgiu um culto a uma deusa pagã – Freya – envolvendo gatos. Esse culto foi considerado heresia e membros desta seita eram punidos severamente com torturas e morte. Como os gatos faziam parte do culto,novamente foram acusados de serem demoníacos, principalmente os de cor preta, e qualquer pessoa que ajudasse um gato, principalmente os dessa cor, podia ser acusada de bruxaria e ser condenada!

E então no século XV os gatos pretos foram inclusos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, e isso complicou muito a situação deles, se tornou no maior massacre de gatos da história, inclusive rendeu um livro chamado “o massacre de gatos” da editora Paz e terra escrito por Robert Darnton

Mas em contrapartida, nessa onda de perseguição, também haviam pessoas que respeitavam e temiam muito os gatos, achavam que se os maltratassem, sofreriam vingança do diabo!

E um fato interessante a ser comentado, a peste negra só teve as proporções que teve europeia porque os gatos nessa época foram mortos, não havia predadores naturais para os ratos que se proliferaram em grandes proporções espalhando essa doença horrivel que matou cerca de um terço da população.

 

E foi essa onda de perseguição que o gato preto começou a simbolizar o azar, o demônio, mau augúrio e, inúmeras vezes, foi considerado a personificação do demônio associado às magias e bruxarias, uma vez que eram animais de estimação das bruxas, considerados prendas do Diabo, e seu hábito noturno, foi associado as trevas, escuridão, criaturas da noite, e até hoje em algumas culturas essa imagem negativa é preservada!

Históricamente ele herdou essas associações com a bruxaria e ainda hoje é um dos principais simbolos do halloween ainda que por brincadeira!

GATOS PRETOS DÃO AZAR?

Apesar de toda essa matança, eles não foram extintos para nossa alegria, hoje eles são muito amados e protegidos por muitas pessoas, e essa mentalidade evoluiu e melhorou bastante!

Os gatos pretos são lindos, carinhosos, amáveis e brincalhões como qualquer outro bichano e merecem amor como qualquer outro, além de dar muita sorte aos seus donos pela quantidade de sorrisos que trazem com sua presença! Sua aparencia é elegante e enigmática, costumalmente possuem olhos caramelizados maravilhosos e o pelo denso! 

E hoje existe até uma raça de gato todo preto chamada de Bombaim !

 

Fontes: Diversas e o massacre de gatos (videos)

Escrito por Cão em Foco Educação Canina 

Assista nosso video sobre o tema AQUI!