Atendimento: (11) 3657.6135 / (11) 96750.2684 oi / (11) 95649.0384 vivo
twitter instagram

Artigos / O comportamento do Golden Retriever

O comportamento do Golden Retriever

O comportamento do Golden Retriever

HISTÓRIA

O Golden Retriever é uma raça canina originária da Grã-Bretanha, foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do séc XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Lord Tweedmouth , que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta Tweed Water Spaniel, Terra Nova, Setter Irlandês e segundo alguns (não comprovado) Bloodhound.

 Como resultado dos esforços, nasceram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.

Lorde tweedmouth foi em seu tempo um grande entusiasta da caça em seu pais, ao qual, encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros, que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta bela raça.

Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.

 

O primeiro Golden chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia. A partir daí a raça começou a se introduzir no País por mais dois canis no Rio de Janeiro e, hoje, por todo o país. A raça foi reconhecida em 1911.

CARACTERÍSTICAS

A maior caracteristica fisica dessa raça é sua longa e sedosa pelagem dourada, variando entre escura e bem clarinha, sua extrema docilidade é reconhecida por todos e só aumenta a fama desse bebezão lindo e peludo, por isso, se sua intenção é ter um golden de guarda e proteção é melhor desistir dessa idéia porque é mais fácil o golden convidar o bandido pra entrar aos beijos e abraços!

Não podemos deixar de citar que a raça tem uma alta tendência para alergias e dermatites, se o seu cão apresentar qualquer alteração na pele e pelagem, leve-o constantemente ao veterinario para tratamento e manutenção.

Cuidado também com displazia coxofemural, alem de pedir laudo para o criador dos pais e avós comprovando que nenhum deles teve displazia, cuidado com pisos escorregadios, obesidade e falta de exercicios pois podem desenvolver e agravar muito o problema.

O nível de energia de um golden é alto e ele tem estrutura suficiente para ser um companheiro e tanto em atividades fisicas, adora e precisa tomar sol e correr, para donos atletas é o ideal.

COMO CUIDAR

Para fazer um Golden Retriever feliz não é muito dificil, basta ter umas bolinhas disponiveis, água, brinquedos para carregar na boca, não podemos esquecer que ter disposição para leva-lo para passear todos os dias, e socializa-lo com outros cães e crianças vai ajudar a manter seu cão mais tranquilo e equilibrado.

Para manter essa pelagem sempre linda, sedosa e sem nós, é necessário escovar no minimo duas vezes por semana e levar ao pet shop pelo menos duas vezes por mês! Sem contar a alimentação de alta qualidade, seja por ração ou alimentação natural, deve ser bem balanceada e na quantidade certa (nem mais nem menos) contendo todos os nutrientes que a raça necessita! Já sobre vitaminas, só posso alertar para que não use sem orientação veterinaria, pois a nutrição em excesso pode gerar graves problemas de saude ao inves de melhorar! Cuidado também com a obesidade, a raça é gulosa e se o dono não controlar o cão facilmente se torna obeso.

Se você mora em apartamento, você ainda pode ter o golden, ele é facilmente adaptável em apartamentos, ele adora e precisa estar junto com a familia, definitivamente não é um cão para ficar no quintal sozinho, mas você precisa estar ciente das necessidades dessa raça e supri-las, se você puder leva-lo para caminhar por no minimo 40 min pelo menos duas vezes por dia já ajuda muito para que ele fique bem, e disponibilizar brinquedos interativos para ocupar o tempo e estimular a mente durante o dia, não esquecendo do adestramento que é muito importante para uma raça energica e grande!

COMPORTAMENTO

Agora não podemos esquecer que ele é um cão que não gosta de ficar sozinho, seja no quintal ou dentro de casa, tem que tomar muito cuidado para não desenvolver ansiedade de separação, e explosões de alegrias alucinantes quando o dono chega, evite alimentar essa alegria pois pode se tornar um problema grave de comportamento, aonde o cão pode se auto mutilar por estar sozinho, se você trabalha durante o dia e puder ter outro cão, irá ajudar muito com essa dependencia de companhia do golden, ou pensar em deixar-lo numa creche!

Uma outra característica da raça é o nivel de inteligencia, esse cão se destaca no aprendizado, porém, costuma ser um cão teimoso e tende a ignorar o dono em algumas situações, essa é a parte dificil de lidar com um cão muito inteligente, ele sabe driblar o dono e conhece suas fraquezas muito bem, para controlar bem o golden, o dono tem que ter jogo de cintura e saber reforçar o bom comportamento muito bem!

Com outros animais o Golden se da bem, sabendo socializa-lo direitinho tudo da certo, mas, um cuidado especial para aves, a função original do golden era buscar aves para caçadores, é preferível que o acostume desde filhote!

O Golden Retriever é um otimo cão de trabalho,  na policia é um otimo farejador, encontra drogas, pessoas escondidas ou perdidas em resgates, também é um ótimo cão terapeuta, eles têm uma sensibilidade muito alta para lidar com pessoas carentes e doentes em hospitais, clinicas, também atuam como cão guia e em tratamentos de pessoas com deficiências físicas e intelectuais (como no auxilio à portadores da Síndrome de Down).

CUIDADO COM O MERCADO NEGRO DE FILHOTES!

Cães populares e disputados sofrem quando caem em mãos erradas, as pessoas acabam adquirindo o filhote sem conhecer o temperamento da raça e suas necessidades básicas, procriam os cães sem  nenhum conhecimento e controle de padrão e comportamento, gerando cães com desvios e muitas vezes doentes, se decidir ter um golden, procure um canil especializado na raça, conheça seu pais e peça laudos de saude, para não ter uma surpresa desagradavel!

Não raramente surgem casos de goldens agressivos em algumas situações especificas, mas principalmente com possessividades a objetos, e isso geralmente é consequência dessa procriação sem controle, não adquira filhotes de pessoas que não tem conhecimento sobre genetica e procriam só pelo dinheiro, cuidado com feiras e pet shops, antes de comprar um filhote você precisa conhecer os pais, saber o comportamento, a saude, verificar se o cão realmente é puro, comprar um filhote de um canil idoneo pode custar mais caro, mas custara bem mais barato do que um filhote com displasia coxofemural e agressivo!

NÃO FINANCIE ESSE MERCADO NEGRO DE FILHOTES!!!

TEMOS UM VÍDEO SOBRE ESSA RAÇA COM FOTOS E VIDEOS DOS NOSSOS ALUNOS AQUI!